A Fala Correta De Um Imbecil

“Até um relógio quebrado, duas vezes ao dia está marcando a hora certa.” Do filme Um Crime de Mestre.

Clique Aqui E Veja O Vídeo Sobre Este Texto


Mesmo os imbecis mais fanáticos, em algum momento de sua existência, proferiram algo de lúcido e coerente. Difícil reconhecer o que foi dito e em que momento da linha temporal isso ocorre. É necessário um exercício e esforço mental dos mais hercúleos e uma paciência Zen para encontrar. E qual a utilidade disso? Em que isso seria produtivo?

Me faço essas perguntas a todo momento, quando encontro falas, discursos, opiniões, crenças e convicções de diversas pessoas e o que eu tento responder a mim mesmo é: tirar o que é de mais verdadeiro e próximo da realidade possível. Tentando não colocar minhas visões pessoais, evitando “embolar” todo o processo. É difícil, é complicado, é cansativo.

Temos de forma natural, penso eu, a tendência em avaliar e julgar todos os dados e informações em que somos expostos numa óptica inicial e puramente pessoal, colocando nossos próprios “valores morais e éticos”. Nossas crenças e opiniões nos levam a nos posicionar de forma pessoal quase que de imediato.

Quando percebemos que algum imbecil está se destacando e tendo seguidores, é apropriado, mesmo que seja indigesto, acompanhar ao menos uma parte dos seus movimentos, falas, discursos e “pensamentos”. Com isso tenta-se entender esse indivíduo e suas ideias, caso tenha algo similar a ideias.

Entendo que encontrar algo válido no meio de tanta sandice dita por esse tipo de indivíduo, é cansativo. Mas ficar monitorando constantemente suas publicações ou suas falas pode ser improdutivo. Portanto seria interessante de tempos em tempos, verificar suas falas mais problemáticas ou populares. Com isso pode ter algo com que trabalhar. Para criticar, questionar ou em casos mais raros, validar. Sim, validar.

Não é uma defesa ou simpatia por eles (os imbecis), mas como eu mencionei, tentar ser o mais neutro e verdadeiro possível. Quando o mesmo, por um acaso (sim, é por mero acaso, em sua extrema maioria dos casos), algo lógico, coerente e moderado for dito, deve-se ser justo e mencionar o fato. Claro que isso não necessariamente fará o imbecil deixar de ser o que é e nem mesmo fará você ser um seguidor do mesmo. Mas ao menos, fará algo justo e correto.

Mas como a vida é regida por regras com base em entropia e tudo tende ao Caos, essa ação de ser verdadeiro, justo e honesto pode ter um pequeno contratempo: dar mais crédito a tudo o que o imbecil profere e com isso, reforçar mais ainda sua posição como “guru” e “mestre” de suas ideias e falas.

É difícil tomar uma atitude dessas, de mencionar quando um imbecil não fala uma imbecilidade. É algo instintivo não apoiar aquilo que é contrário ao nosso modelo de pensamento ou mesmo de forma impessoal, à lógica.

Há um tempo atrás, escrevi um texto e fiz um vídeo sobre “como combater a picaretagem”. Ficamos numa posição muito complicada, porque quanto mais tentamos combater as pseudagens, picaretagens, corremos o risco de promover mais ainda essas posturas indevidas. Mas eu penso que algo precisa ser feito para não permitir que vençam.

Exemplos: criacionistas forçando sua entrada em instituições educacionais de forma indevida, tentando substituir a biologia evolutiva. Num primeiro momento, dizem que é para ser ensinado como “alternativa” ao modelo atual, que é a Teoria da Evolução. Mas sabemos que uma vez infiltrado, é fácil contaminar e forçar sua sobreposição à Teoria da Evolução.

Divulgação Cientifica é importante para que pseudociências não contaminem ainda mais as pessoas, causando danos, que a longo prazo poderão ser irreparáveis.



Mario Medeiros - 2019-02-12