CXXXV - Grupo



O convívio em grupo, em sociedade é sim algo complexo. Tão complexo que unidades carbono, vulgarmente conhecidos como humanos, não conseguem lidar com isso.

Indivíduos que não conseguem se adaptar em grupo são excluídos do mesmo. De uma forma ou de outra. Ou deveriam, o que não acontece.

Animais, que são sim mais evoluídos em diversos pontos, em relação aos humanos, preservam esse conceito de grupo bem equilibrado.

Não é necessário suprimir o indivíduo para que o grupo prevaleça. É perfeitamente possível manter sua individualidade e interagir com os demais do grupo sem causar danos.

Um exemplo de inabilidade de convívio em sociedade:

Uma mulher com criança de colo em um transporte público procurando um assento reservado. O mesmo é cedido por um senhor e quando ele se levanta, um indivíduo com aparência de uma pessoa que vive em condições precárias (quase como um morador de rua), mais que depressa ocupa o lugar cedido, sem nenhum pudor, como se o assento fosse de sua propriedade.

Tanto o senhor que cedeu o espaço, quanto a mulher com a criança de colo, simplesmente olharam e desistiram de qualquer ação no momento. Em outro assento, comum, uma outra pessoa, também comum, cedeu o banco para a mulher.

Independentemente dos motivos e condições deste indivíduo que desrespeitou o senhor e a mulher, ele deveria no mínimo pedir o lugar ou perguntar se poderia ocupar o assento.

Com o decorrer da viagem percebe-se que a necessidade deste, não existe, causando transtornos, mesmo que pequeno, a outros.

Qual solução para esta situação, que é de nível básico e simples, eu não tenho idéia de como seria sem causar mais transtornos?

Sabemos que o histórico do indivíduo, por mais dramático que pareça, não justifica as ações deste tipo.

Como corrigir, reverter, minimizar ou evitar essas situações?

Uma sugestão: dando instruções desde o início da vida. Ou educação em casa, que pode parecer complicado, mas não é. Complicado é depois que o indivíduo cresceu sem instruções básicas ou educação.

Corrigir depois de algo feito, montado, construído é bem mais trabalhoso e muitas vezes sem resultados adequados do que se fizesse no projeto, antes de formado.

Mas pra que evitar se você tentar corrigir? Pra que tratar a origem se você pode tentar tratar os sintomas?

Como eu disse, viver em grupo, é complexo demais para reles humanos.



LowCypher Augur

2015-04-14 - 09:05h.