Medo 15/03/2012 09:45
adoração e devoção às divindades, são basicamente por medo. Mas, esse medo está focado em que? Na divindade, nas suas punições ou no demérito de suas bênçãos?
Esse medo pode ser expandido para tudo na vida, uma vez que as divindades terão controle sobre o devoto. Mas para que esse medo tenha o efeito desejado, deve-se ter um fiscal para isso. E aí que entram os sacerdotes, de cada cultura, para garantir que esse medo exista.
Porque a divindade por si só, por mais poderosa que seja, não consegue agir ou interagir diretamente com o devoto, sendo necessário um intermediário que, envolto em mistérios, dúvidas e superstições, foi o escolhido dos deuses para representá-lo.
O medo, que seria uma das ferramentas para auto-preservação, mesmo que um tanto inadequada, tornou-se uma ferramenta de destruição, e por que não de auto-destruição?
O medo impede tudo. Desde a mais simples idéia ou pensamento diferente dos da maioria até as ações para sobreviver.
A manipulação de um indivíduo até uma nação inteira é feita pelo medo.
Controle, manipulação, desvio de atenção, restrição ao conhecimento e informação, não questionamentos, aceitação e conformismo, entre outras coisas mais, podem e são feitas com essa ferramenta básica, que é o medo.
Medo de pensar, medo de agir, medo de desafiar, medo de mudar, medo de ser você mesmo, medo de deus e deuses, medo de morrer, medo de viver.
Quem manipula o medo, sabe o poder que possui e também tem medo. Mas esse medo, não é desse poder em si, mas sim de perdê-lo. Sem esse poder, não há mais controle e manipulação.
Seja um sacerdote, ou um líder de um grupo, vão agir com agressividade e violência, pelo nome de seus deuses e pela paz. Matarão pela Vida. Farão guerras pela Paz.
Todos os paradoxos e antíteses serão utilizados, para a manutenção do medo.
Sem medo não há controle, manipulação, distração. Cada indivíduo poderá pensar por si próprio e ter controle de si próprio.
Os que impõem medo, fazem por medo. Muito semelhante aos animais, mas muito mais baixo e primitivo. Os animais utilizam as ferramentas básicas para sobreviver. Humanos, em tese, já passou dessa fase evolutiva, isso em tese. Na prática, estacionou na fase enzimática de existência.
Boa parte das espécies de animais deste planeta seguem algum líder. Existem os que não necessitam de líderes, vivem por suas próprias regras.
Lideranças são necessárias aos que não conseguem ter individualidade plena. Necessitam de um ponto de referência externo para ter certeza de que existe, caso contrário, estaria perdido em si e para a maioria dos humanos, ser e estar consigo próprio, torna-se insuportável.
De uma forma mais ampla, o medo é natural de cada ser vivo. O conhecimento desse medo, faz com que se tenha controle sobre o seu próprio.